quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A influência psicológica das cores nos ambientes

Entender as cores e suas características é, sem dúvida, fundamental para o sucesso de um projeto de interiores.
Usar as cores a favor dos usuários é essencial para qualquer projeto de interiores.
A influência psicológica das cores é compravada. As cores podem aumentar, diminuir, aconchegar, deprimir, estimular, acalmar e harmonizar ambientes.
Tons mais densos fazem as superfícies parecerem menores, e tons mais claros parecerem maiores.


Hoje vou falar do Azul:
O Azul está ligado à lealdade, ao respeito e à responsabilidade. Em tom esverdeado ajuda a aliviar o estresse, a tensão, podendo ser usado em locais de trabalho. Mas devemos tomar cuidado com tons escuros e acinzentados, pois podem induzir à introspecção e, este último à tristeza.
Em tons pastel acalma e aumenta visualmente os ambientes, pois refletem grande quantidade de luz. Ideal em dormitórios e ambientes para relaxar. Mas cuidado para não utilizar em demasia, pois poderá estimular a indeferença nas pessoas.
O azul claro denominado de  "Céu Californiano", foi escolhido pelo estudo mundial sobre tendência e desenvolvimento de cores - Colour Futures 2010 - como a cor do ano de 2010. A escolha baseia-se em diversos segmentos da sociedade como arquitetura, design, artes, cultura, moda, realidades política e econômica global. Segundo o estudo esta cor simboliza horizontes infinitos, novos começos e energia renovada. 
Esse tom pode ser usado em espaços como copa/cozinha, salas de estudos, quartos, etc.


Outro tom de azul que particularmente gosto muito é o Azul Petróleo, ele é parte da tendência Urbano da Tok Stok, e pode ser encontrado em móveis e diversos ambientes.





A composição com cores mais sofisticadas, como o marrom, o curry, fica bem interessante.



3 comentários: