Muitas pessoas me perguntam o que faz um designer de interiores. Isso é comum, pois essa profissão é relativamente recente se comparamos com outras, existe a mais ou menos 45 anos. Com essa dúvida, muitas pessoas acabam não aproveitando da melhor maneira os serviços prestados por esses profissionais.
Minha profissão atende principalmente aquelas pessoas que não dispõe de tempo mas querem reformar e decorar suas casas, ambientes de trabalho como clínicas, lojas, escritórios, etc e não podem acompanhar uma obra ou um projeto de decoração. Além das pessoas que por não possuírem conhecimento preferem contratar um profissional que atenda as suas necessidades, solicitando orientações e informações técnicas para aproveitar de maneira mais eficaz os espaços, redistribuindo-os de forma ergonômica, com soluções práticas.
O curso de Design de Interiores é reconhecido pelo MEC, formando profissionais habilitados para projetar espaços de maneira criativa e funcional para interiores residenciais, comerciais e institucionais.
Mas o que faz um Designer de Interiores?
- Cria projetos visando funcionalidade, segurança, eficiência, bem estar, racionalidade, tudo isso aliado a estética;
- Pesquisas produtos, equipamentos e materiais;
- Projeta móveis se preocupando com a ergonomia;
- Pensa na harmonia das cores, para deixar o ambiente mais aconchegante;
- Seleciona e indica fornecedores, planilha de custos e logística para a execução da obra;
- Acompanha a execução da obra, coordenando o trabalho dos prestadores de serviços;
- Se desloca, quando requisitado, até as lojas com os clientes para ajudar na escolha dos móveis e materiais.
Para elaborar um projeto residencial de interiores, é necessário que o profissional estude os hábitos familiares de cada indivíduo, como desejos aspiracionais e também de integração entre os membros da família. Além de aspectos técnicos, como hidráulica, elétrica e outras condições que requerem atenção.
Na área comercial, é necessário elaborar um projeto que atenda as exigências levando em consideração as questões ecônomicas, de segurança, normas, circulação, estética, etc.
O Designer de Interiores precisa dominar a técnica de planejar um espaço e apresentar essa criação de forma visualmente compreensível para o Cliente.
É fundamental que o profissional acumule informações e conhecimentos sobre produtos, sistemas e materiais, bem como texturas, cores, iluminação, ergonomia, hidráulica e outros aspectos técnicos.
Segue abaixo um exemplo de como é apresentado um projeto em 3D de uma sala de jantar que fiz para um cliente:
Nenhum comentário:
Postar um comentário