É um estilo sensual, curvilíneo, tendo como inspiração as formas da natureza, vegetais, e o uso de cores em tons pastel.
Neste estilo destacou-se um arquiteto escocês chamado Charles Rennie Mackintosh.
Mackintosh desenvolveu uma versão com traços mais retos, inspirada em ornamentos célticos, utilizando cores como mostarda, lilás, dourado e salmão. Essas peças podem ser algumas vezes confundidas com as peças ligadas ao movimento Art Déco, por sua retilineidade.
No Brasil , o Art Nouveau também teve seus seguidores, jogos de sofazinho e duas poltronas(cadeiras com braços)de encosto arrendondado são sua maior característica, ao lado, por exemplo de vitrines e cristaleiras.
Características principais deste movimento:
- estilo rebuscado;
- desenhos orgânicos com referência às curvas assimétricas de plantas e flores;
- cores como rosa, verde-folha, azul e malva;
- papel de parede com motivos exóticos;
- luminárias em ferro e vitral.
Esta cadeira com espaldar alto e retilíneo é um dos maiores exemplos do movimento Art Nouveau, criada pelo arquiteto Mackintosh.
Paço da Liberdade em Curitiba
O antigo prédio do Paço Municipal foi reinaugurado como Paço da Liberdade, em 2009. Construído em 1916 segundo o projeto do engenheiro e prefeito Cândido de Abreu, o prédio do Paço (palácio) Municipal foi sede da Prefeitura de Curitiba, até 1969, e sede do Museu Paranaense de 1973 a 2002.
O edifício de arquitetura eclética, com elementos art-nouveau foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 1941.
Referência: http://www.curitiba-parana.net/arquitetura.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário