quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Iluminação de Ambientes

Quando falamos em Design de Interiores, muitas vezes pensamos que tudo se resume a apenas deixar o ambiente esteticamente bonito, nos preocupando apenas com os móveis, objetos e cores de parede, mas o design também abrange outros pontos essenciais para o sucesso de um projeto, como ergonomia, funcionalidade, praticidade e principalmente iluminação. A decoração exige também um bom projeto de iluminação para destacar e valorizar móveis e objetos, portanto, é preciso verificar a utilização de cada espaço, para definir o tipo mais adequado de iluminação, se é um ambiente para relaxar, para leitura, trabalho, etc.
Em dormitórios os abajures são uma ótima opção para deixar o ambiente mais aconchegante.
A iluminação central de um ambiente deve ser mais forte, mas é interessante instalar também luzes periféricas, como auxiliares, arandelas, abajures, spots, etc.
Se quisermos destacar objetos, quadros, os spots com luz direcionada são uma ótima opção, além de poderem ser usados para iluminar melhor uma área de leitura. São pequenos detalhes que fazem a diferença e deixam o ambiente mais agradável e confortável visualmente.
Podemos evitar incômodos como reflexos indesejáveis da TV, ambientes com sombra quando se faz a barba, a maquiagem, utilizando corretamente os spots, por exemplo. Em salas de TV é interessante colocar uma iluminação suave na parede atrás da TV ou em volta do aparelho para que a luz não reflita na tela.
Um artificio muito usado em casas que possuem o pé direito baixo é o uso de luminárias em estilo coluna, que iluminam de baixo para cima e dão a sensação de que a parede é mais alta. Iluminação direcionada para cima, deve ser usada em tetos brancos para que a luz reflita e ilumine bem o ambiente.
Devemos levar em conta também os materiais e as cores das luminárias, porque podem refletir a luz e atrapalhar a iluminação.
A luz direta de um lustre central no teto cria um cenário homogêneo, necessário em ocasiões de cerimônia.
Lâmpadas embutidas em sancas, abajures e arandelas são recursos para criar iluminação indireta, para uma hora de ralaxamento, descontração com os amigos, etc. Em cantos de leitura é ideal o uso de luminárias articuláveis com lâmpadas potentes a 50 cm do livro. Sob a mesa de jantar a distância da luminária deve ficar de 70 a 80 cm.
Outro ponto fundamental é a cor(tonalidade) da lâmpada, para produzir um ambiente confortável. Pouca gente sabe, mas no mercado há uma gama de opções de lâmpadas fluorescentes nas mais diversas tonalidades, como amarelas, azuis, neutras, e cada uma com sua propriedade específica. A branca-amarela é indicada para quartos e salas, já que visulamente são mais confortáveis, aconchegantes e passam a sensação de tranquilidade; a branca-azulada é mais indicada para banheiros e cozinhas na iluminação central é claro; pois para maquiagem como já disse anteriormente, o mais indicado é lâmpada direcionada em tom amarelado com IRC(Índice de Reprodução da Cor) 100, que é o que mais fielmente reproduz a cor; voltando a iluminação central com a tonalidade branca-azulada, esse tipo de iluminação é indicado em cozinhas e banheiros, pois passam a sensação de limpeza e frescor e mantém as pessoas mais ativas.
Para finalizar, a tonalidade branca-neutra torna os ambientes claros sem interferir nas atividades realizadas no local, os tipos de lâmpadas fluorescentes podem ser uma ótima opção para quem quer economizar energia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário